Notícias

Como escolher o sofá ideal

Segunda-Feira, 30 de julho de 2018

Na lista de prioridades, o sofá é um dos primeiros itens, pois ele ajuda a definir o resto da decoração.

Marcante em qualquer ambiente e item básico em qualquer imóvel, escolher o sofá pode não ser tarefa fácil. O primeiro ponto é que o móvel dá o tom na composição de qualquer decoração, tamanha sua importância.

Todos os detalhes devem ser levados em consideração na hora de eleger o modelo ideal, desde tamanho, formato, tecido, acabamentos feitos a mão, cor, conforto e preço. Confira as dicas para escolher o sofá ideal para o seu ambiente.

Tecidos e Densidade

É importante que o sofá tenha a cara dos donos da casa e que ele reflita o estilo de vida deles. Porém, outras questões também devem pesar na balança. Tecidos, tipos de almofadas e densidade são essenciais para uma boa escolha. Tecidos naturais ou sintéticos que não se adequem ao clima ou uma espuma muito densa ou mole demais podem minar o seu relacionamento com o móvel.


Sofá Pirâmide D-448

Uso

Na hora de escolher, é importante ter ciência do tipo de uso que será feito do sofá. Até porque nem sempre o sofá terá o mesmo uso a depender do ambiente que irá compor. Muitas vezes ele fica na sala e é usado para receber as visitas, outras ele é usado para ver televisão e deve prezar ainda mais pelo conforto. Tudo isso influencia na escolha final. Para um living, a profundidade tende a ser menor. Nas salas de televisão, o sofá geralmente é maior e ainda conta com mecanismo retrátil e reclinável. Na utilização de uma sala única para living e TV, deve-se ajustar o tipo e o tamanho observando o número de pessoas da casa e o espaço disponível.

Conjunto Sofá living D-441

Tamanho e conforto

Outro aspecto importante é o espaço disponível para o sofá. Quem está escolhendo a decoração para sala pequena sabe bem que um sofá confortável e bonito é regra na hora de decidir. Porém sabe também que, antes de analisar cores, design e o material do produto, é preciso verificar se o produto irá caber no cômodo. Mesmo se você está procurando por um sofá grande, é importante verificar isso.

Sofá Pirâmide D-443

Um modo bem simples de conferir é tirar as medidas do sofá que você está interessado e as colocar com fita crepe no chão. Com o piso marcado será mais fácil de ver qual área será ocupada. Assim você pode respeitar espaço para circulação (70 centímetros) em volta do sofá.

Caso você esteja buscando por um sofá para apartamento pequeno, opte por um sofá de 2 lugares e acrescente poltronas. Lembre-se de que o posicionamento é essencial para o ganho de espaço.

Outra dica para escolher o tamanho é pensar em quantas pessoas usarão o produto na maior parte do tempo. Não precisa ser um sofá para seis pessoas se é esse o número de moradores da sua casa. Lembre-se de que as poltronas ajudam na tarefa da comodidade.

Importante: não se esqueça de avaliar as medidas do elevador, corredor e portas para ver se há espaço suficiente para que o sofá entre na sua casa.

Sofá Pirâmide D-439

Design e cores

Uma das funções do sofá é decorar. Por isso, antes de escolher, é preciso se atentar para que ele combine com o resto da mobília, a cor da parede e os artigos decorativos. A escolha dos produtos que compõem a decoração expressa a sua personalidade. 

Um sofá colorido é o protagonista de um ambiente com móveis e paredes de cores neutras. O sofá estampado também ganha destaque. Caso tenha um papel de parede estampado também, lembre-se combinar os desenhos. E se você já tem um cômodo colorido ou cheio de estampas, opte pelo sofá simples liso ou com cores neutras. Ou ainda, escolha esses modelos se você é adepto de um espaço que transmita tranquilidade. 

E não tenha medo de ousar. Você pode ter sofás e poltronas de modelos e linhas diferentes em um mesmo ambiente. Use a criatividade!

Temos certeza que você irá encontrar o seu sofá ideal aqui na Estofados Pirâmide! Estamos sempre atentos à tendências do setor, buscando oferecer os melhores estofados prezando pelo design, qualidade, inovação e ergonomia!